quinta-feira, 7 de junho de 2012

Você tem egocentrismo? – (Tiago 2.8-9; Fp. 2.3-4)


Egocentrismo é a qualidade da personalidade humana que remete ao indivíduo que prioriza a si (seus desejos, pensamentos e necessidades) diante da realidade, tornando-se imersos em uma fantasia apropriada a esse padrão de aceitação e não enxergando a realidade da vida social e das necessidades de outros indivíduos em relação as suas.
Quem tem egocentrismo é uma pessoa desligada dos seus próximos, que fala sozinha e só dirige a palavra a outros para pedir ajuda para si.

O egocentrismo é antítese aos princípios fundamentais do cristianismo, ou seja, faz oposição ao padrão de conduta cristã. “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros”. Filipenses 2:3-4. Citamos apenas uma de tantas outras passagens bíblicas onde o Senhor deixa clara sua posição através da vida do Apóstolo Paulo, neste caso dirigida a Igreja em Filipos. Ele escrevia a epístola para seus amigos. O egocentrismo cria uma barreira que dificulta o acesso das pessoas e o estreitamento de novos relacionamentos. Ele não é uma posição de autossuficiência, pois quando necessário o praticante do egoísmo percebe-se necessitado! O grande problema esta na incapacidade de olhar e enxergar a necessidade do outro e compartilhá-la como se fosse sua. Abrir mão de algo em prol de seu irmão, dando a ele prioridade, a qual é contatada pela ação de colocar-se no lugar do outro, sentindo sua dor, participando de sua alegria, praticando a comunhão. Deus nos mostra, em toda sua Palavra, a capacidade do homem em retomar a direção de sua vida, com vistas na reparação e restauração dos nossos relacionamentos. O primeiro passo é enxergarmos se temos praticado o egocentrismo, pois não existe mudança enquanto existir a negação.Após o reconhecimento, entraremos em um processo de libertação, onde a oração é sem dúvida alguma nossa maior aliada, porém a mesma deve ser seguida de atitudes transformadoras que nos conduzam a experiência de percebermos a unidade de pensamento, o afeto, o carinho e o amor  de nossos irmãos.

Oremos  

 Por Fabio Alexandre Dias

Nenhum comentário: